terça-feira, 10 de outubro de 2017

O SEBOSO DE CAETÉS ESTÁ LASCADO, E O TROGLODITA BUNDA SUJA DO BOLSONARO VAI LASCAR O PAÍS...






Reinaldo Azevedo

“EU SEI QUE TÔ LASCADO, TODO DIA TEM UM PROCESSO. EU NÃO QUERO NEM QUE MORO ME ABSOLVA, EU SÓ QUERO QUE ELE PEÇA DESCULPAS. ELES [INVESTIGADORES] CHEGAM A DIZER: ‘AH, SE O LULA NÃO FOR CANDIDATO, ELE NÃO VAI TER FORÇA COMO CABO ELEITORAL’. TESTEM”.

A fala acima é do ex-presidente Lula durante um seminário sobre educação em Brasília, nesta segunda. Disse mais: “EU QUERO QUE ELES SAIBAM O SEGUINTE: SE ELES ESTÃO ACOSTUMADOS A LIDAR COM DEPUTADO, QUE TEM MEDO DELES; A MEXER COM SENADORES, QUE TÊM MEDO DELES… QUERO DIZER QUE TENHO RESPEITO PROFUNDO POR QUEM ME RESPEITA, PELAS LEIS QUE NÓS AJUDAMOS A CRIAR, MAS NÃO TENHO RESPEITO POR QUEM NÃO ME RESPEITA E ELES NÃO ME RESPEITARAM”.

Embora o PT se negue a debater desde já uma nome para substituir Lula na disputa de 2018, partido e (ex)-pré-candidato dão a condenação no TRF4 como muito provável. E mais: talvez saiam ainda outras condenações das mãos de Sérgio Moro.

A fala de Lula evidencia o jeito como ele entende o Estado e as relações de poder — e não entro aqui no mérito da condenação. O petista expõe menos a indignação de quem se acha injustiçado do que a ira de quem se acha desrespeitado.

Pressionado, busca um discurso à esquerda e resolve atacar os tais “mercados”. E provoca: “Não tenho cara de demônio, mas quero que eles me respeitem como se eu fosse, porque eles sabem que a economia não vai ficar subordinada ao elitismo da sociedade brasileira”.  Fez até alusão ao fato de Jair Bolsonaro estar ensaiando passos rumo a uma pauta mais liberal. Segundo o petista, o deputado “agrada ao mercado”, e “o PT tem de desagradar”.

Fala a sério? Uma das razões de fundo que explicam o fato de Lula viver quadra tão difícil é justamente a intimidade de seu partido com os tais mercados e seus associados — uma intimidade que foi além do molde institucional.

Uma coisa é certa: qualquer que seja seu destino, Lula terá, sim, um papel relevantíssimo nas eleições de 2018. Se disputar, e a possibilidade é remotíssima, entra como favorito, e as chances de vencer são gigantescas. Como é provável que seja impedido pela Justiça, teremos um “líder da resistência”, pouco importa se dentro ou fora da cadeia — preso, pode ser ainda mais perigoso.

O “lascado” Lula é personagem que só contenta os idiotas. Não há nada de bom ou virtuoso no fato de que venha a ser a Justiça a afastá-lo da disputa, não o eleitor. Estou sugerindo absolvição? Não entro no mérito. Espero que a Justiça decida segundo as provas.

O QUE ME PERGUNTO, E SEI A RESPOSTA, É COMO O PAIS CHEGOU À SITUAÇÃO EM QUE UM ALGUÉM SETE VEZES RÉU É O CANDIDATO FAVORITO A 2018. NÃO SENDO ELE O NOME QUE FIGURARÁ NA URNA ELETRÔNICA, SERÁ QUEM? PARA ONDE VAI A SUA MASSA DE ELEITORES? O QUE ME PERGUNTO AINDA, E SEI A RESPOSTA, É COMO UM JAIR BOLSONARO, PENSANDO O QUE PENSA E DIZENDO O QUE DIZ, FIGURA COMO SEGUNDO COLOCADO NESSA DISPUTA, PODENDO, EVENTUALMENTE, SER BARRADO PELA GLOSSOLALIA DE MARINA SILVA.

QUEM NOS CONDUZIU A TAL PINDAÍBA? A resposta ligeira é esta: os políticos corruptos. Errado! Lula é o que vive a situação jurídica mais delicada e, no entanto, seria eleito presidente. O ponto é outro. O Ministério Público Federal, sob o comando de Rodrigo Janot, em parceria com seus menudos assanhados e com parcela da Polícia Federal, da Justiça Federal e do STF, conduziram o país à beira do abismo político.

“Ah, Reinaldo, a alternativa era não investigar nada?” Uma ova! A alternativa era fazê-lo segundo as regras do jogo, num esforço para corrigir os desvios da política, não para destruí-la ou refundá-la, como defendem abertamente os celerados.

Ademais, como se viu no caso da reforma política, não dispomos de lideranças capazes de substituir a estupidez pela prudência e pela serenidade. Quase todos os que poderiam exercer esse papel foram mortos pelas flechadas de Janot e seus selvagens do bambu. Fossem culpados ou inocentes.

LULA A LIDERAR AS PESQUISAS É OBRA DESSES CELERADOS.

BOLSONARO ESTAR EM SEGUNDO LUGAR É OBRA DESSES CELERADOS.

Até agora, não apareceu a tal luz no fim do clichê. Por enquanto, apesar da retomada evidente da economia e das reformas encaminhadas, dentro do limite possível por Michel Temer, morremos no fim. A menos que apareça a voz da ponderação e que ela consiga falar à alma aflita da esmagadora maioria dos brasileiros.

Um comentário:

Waltão disse...



O PERFIL EXATO DOS ELEITORES DO PT, ESTÁ NO FINAL
DA MATÉRIA...É CARA E CU.....