terça-feira, 3 de outubro de 2017

O QUE É DISSONÂNCIA  COGNITIVA?




Por Altamir Pinheiro

Recentemente, entre uns goles de café e de conhaque, mantive um gostoso  bate papo informal com o Dr.  Zenício ex-vice-prefeito de Bom Conselho(O médico Zenício, no campo da música, da arte e da cultura como um todo ele é uma  biblioteca ambulante). O papo que rolou entre nós dois foi justamente  a conscientização que  tanto eu quanto ele éramos doentes e sofremos por muito tempo de uma enfermidade grave que tem o nome estranho de DISSONÂNCIA COGNITIVA (graças a Deus estamos curados, literalmente!!!). Ele se escondia em ELIS REGINA e eu em CHE GUEVARA... A gente era possuidor de um transtorno mental onde a pessoa cria justificativas falsas para algo que ela inconscientemente sabe que é mentira. Ou seja, é uma auto contradição.

A DISSONÂNCIA COGNITIVA é um termo cunhado pelo psicólogo norte americano Leon Festinger, já  no campo da  política, a dissonância cognitiva manifesta-se quando uma determinada autoridade de direito, reconhecida como tal pelo povo, se COMPORTA DE FORMA IRRACIONAL(Lula, por exemplo!!!), fazendo com que o cidadão tente conciliar mentalmente essa autoridade de direito, por um lado, com a IRRACIONALIDADE que se lhe reconhece no seu comportamento, também por outro lado. A teoria da dissonância cognitiva baseia-se na premissa de que a pessoa se esforça para manter a coerência entre suas cognições (CONVICÇÕES e OPINIÕES). Quando uma pessoa tem uma crença sobre algo e age diferente do que acredita, ocorre uma situação de DISSONÂNCIA. A dissonância é a contradição e uma das principais fontes de inconsistência no comportamento do ser humano.

Pois bem!!! De um modo geral, A LULOLATRIA não é um caso de fanatismo e sim de saúde que podemos denominar de DISSONÂNCIA COGNITIVA. ou seja, a pessoa tem uma opinião sobre algo e age de outra forma.  Quer dizer, sabe dos malfeitos praticados pelo Lula, mas não os admitem em hipótese alguma sendo capaz de ir às últimas conseqüências para defendê-lo!!! No popular, isso quer dizer NÃO DÁ O BRAÇO A TORCER, mesmo estando errado... ilustrativamente, o sujeito é capaz de  atacar a faculdade que formou o JUIZ que está julgando Lula e, ser for preciso, não há nele a menor cerimônia de   acusar a maternidade em que a mãe do Moro deu a luz... saindo da esfera politica e passando para exemplos da vida cotidiana é a mesma coisa de,  o indivíduo sabe que beber e dirigir são atos perigosos, no entanto mantém essa atitude, mesmo conhecendo os riscos.

Outro exemplo de como um indivíduo pode lidar com a DISSONÂNCIA relacionada a um comportamento de saúde: Indivíduos que fumam podem continuar a fazê-lo, mesmo que eles saibam que é ruim para a sua saúde. Por que alguém iria continuar a se envolver em comportamentos que sabem que não são saudáveis?!?!?! De acordo com o psicólogo norte americano Leon Festinger, uma pessoa pode decidir que valoriza mais FUMAR do que a própria SAÚDE, considerando que o comportamento “VALE A PENA” em termos de riscos e recompensas.

De um modo geral, todo  LULISTA assumido tem a mentira como sua matéria prima. Para ele, mentir é essencial, apesar dele ter plena consciência(?) que está falando a verdade, somente a verdade. A inquietação intelectual leva à busca de teorias e, dessa busca, a possíveis respostas.  A questão é: Por que todo adepto do socialismo, do comunismo e de qualquer esquerdismo mente tanto?!?!?! Por que não pode um esquerdista afirmar seus princípios e defender suas posições falando a verdade? – ou, pelo menos, buscando a verdade, ainda que incorrendo em erros ocasionais?!?!?! Há caso que é tão estarrecedor que, no Brasil,  a LULOLATRIA parece mais um povo SEMITAS, donde,  Eles  LEEM DA DIREITA PARA ESQUERDA ou quem sabe estão fumando maconha estragada, só pode ser!!!
Vejam o recado dado pelo jornalista Josias de Souza a esse povo que sofre da doença DISSONÂNCIA  COGNITIVA: “A sensação de que a política precisa de uma FAXINA cresce na proporção direta da diminuição da disposição dos políticos de se higienizar. O sistema guerreia pela preservação dos seus valores mais tradicionais: o suborno, o acobertamento, o compadrio, o patrimonialismo, o fisiologismo. O bom senso recomenda a interrupção imediata do teste de paciência. O ponto de ruptura pode estar próximo. O diabo é que CULPADOS e CÚMPLICES demoram a perceber que já encheram o bastante.”. Observem as pesquisas pró-Lula, donde, os institutos fazem questão de constar da relação de candidato ao cargo de presidente o juiz Sergio Moro. Não se enganem, tudo isso são pesquisas para intimidar o Judiciário...

Os lulo-petistas têm uma necessidade interior para garantir que as suas crenças (ou desculpas fajutas)     e comportamentos são consistentes. Crenças inconsistentes ou conflitantes levam a desarmonia, que as pessoas se esforçam para evitar. Segundo nos dizem os  doutores no assunto  que a PSICOLOGIA COGNITIVA é uma área do conhecimento que estuda os processos mentais que influenciam o comportamento do indivíduo, analisando fenômenos psíquicos relacionados à memória, percepção, linguagem, criatividade, raciocínio e resolução de problemas.

Atentai bem!!! Como se sabe,  a esquerda se alimenta da mentira(o regime cubano  é um exemplo).  Ela é tão escrota que, uma vez conquistado o poder, não será o caso de abandonar suas mentiras?!?!?!  Não!!! A mentira continua a ser tão essencial quanto antes. Por que a VERDADE é incompatível com as teses de esquerda?!?!?!  Por que a MENTIRA é íntima e necessária às ideologias de esquerda?!?!?!   Para o esquerdista brasileiro, admitir que o “PETISMO E CATERVA” ou o governo de esquerda que se implantou, com sua ajuda militante, é perverso, burro e ineficaz leva-o a uma severa crise de ordem, digamos, EXISTENCIAL: ele entrará em profunda dissonância cognitiva!!!   Logo, o único jeito de evitar ou superar a dissonância será criar explicações e buscar afirmar realidades alternativas.  vale dizer: MENTIROSAS...



Um comentário:

Altamir Pinheiro disse...

Já diz a sabedoria popular que, religião não define caráter de ninguém. Nem muito menos são suas CRENÇAS que definem seu caráter, mas seu comportamento... O gênio BLAISE PASCAL, que era matemático, físico, inventor, filósofo e teólogo católico francês em plena Idade Média já afirmava que, "Todos os homens são quase sempre levados a crer não no que é PROVADO, mas no que lhes AGRADA", de modo que nenhum partidário MUDARÁ DE LADO ou de OPINIÃO depois que alguém lhe tenha "demonstrado" o seu erro como se demonstra um teorema, nenhum fanático VAI RENUNCIAR À SUA CEGUEIRA por ceder a um raciocínio bem efetuado".

P.S. : - A turma que é bamba no ramo da Psicologia Cognitiva ou do Transtorno Dissociativo de Identidade(TDI) - Antigamente conhecido como Transtorno de DUPLA Personalidade -, costuma afirmar que nós, frequentemente, usamos de ATALHOS MENTAIS e mesmo VIESES que limitam e, algumas vezes, distorcem nossa capacidade para tomar decisões racionais...