sábado, 27 de agosto de 2016

AS MENTIRAS DO LULA SÃO MAIS VELHAS DO QUE A POSIÇÃO DE CAGAR

























Um relatório da Polícia Federal afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou conhecer Paulo Gordilho ao depor no dia 4 de março passado, quando foi levado coercitivamente a depor no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, mas aparece com o ex-diretor da OAS, em fotos apreendidas pela Lava-Jato no acervo pessoal do executivo. O relatório foi antecipado nesta quinta-feira no site do jornal O Estado de S.Paulo. “Causa estranheza fato de, em declarações, o ex-presidente Lula negar conhecer Paulo Gordilho, mas em outro momento aparecer ao lado do mesmo em fotos”, “demonstrando dessa forma haver relação de proximidade”.

FOTO REVELADORA – Na foto apreendida pela PF, Lula aparece no bar do sítio de Atibaia, ao lado de Gordilho. Segundo as investigações, Gordilho comandou parte das reformas no sítio e teria sido o responsável também pela compra de cozinhas e móveis planejados, instalados tanto na propriedade de Atibaia quanto no tríplex do Guarujá.

O sítio está em nome de Fernando Bittar e Jonas Leite Suassuna Filho. O apartamento está no nome da OAS. O ex-presidente Lula nega ser dono das duas propriedades.

NO DEPOIMENTO – Em março passado, a PF perguntou a Lula se ele era amigo de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS. O ex-presidente disse que era amigo e gostava do empresário. Perguntado se conhecia Gordilho, ex-diretor da OAS Empreendimentos, Lula negou.

Lula: Por nome não, mas…

PF: Não? O Paulo Gordilho, não?

Lula: (sinal negativo com a cabeça)

PF: O senhor conhece algum ex-diretor da OAS?

Lula: Não.

Mensagens colhidas pela PF no celular de Paulo Gordilho mostram conversas nas quais ele fala sobre as obras no sítio e diz que vai a Atibaia “duas vezes por semana”, a trabalho. Com a filha, o executivo comenta sobre a cozinha do sítio e a obra de contenção do lago.

“FAZENDA DE LULA” – Gordilho fala ainda com a filha sobre um encontro em Atibaia “na fazenda de Lula”, no qual estarão presentes, além de dona Marisa Letícia, também o então presidente da OAS, Léo Pinheiro, para tratarem de assuntos relacionados à casa e à lagoa “que está vazando”. Paulo Gordilho conta que haverá um segundo encontro com dona Marisa na mesma semana para tratar do assunto.

A PF afirma que Gordilho “tem demasiada preocupação com o sigilo do encontro, pedindo sua filha “sigilo absoluto”.

Na quarta-feira, o juiz Sérgio Moro aceitou o pedido de acesso da defesa do ex-presidente Lula ao inquérito que investiga o tríplex no Condomínio Solaris, no Guarujá. O MP investiga se o ex-presidente é o real proprietário do apartamento 164-A, que está em nome da OAS.

DEFESA DE LULA – Os advogados do ex-presidente Lula afirmaram, em nota, que a família Lula não é proprietária de qualquer imóvel no Edifício Solaris, no Guarujá, ou em Atibaia, e que “os imóveis pertencentes a Lula estão devidamente declarados à Receita Federal”.

“A obsessão da Lava-Jato em tentar incriminar o ex-presidente e atacar sua reputação e de seus familiares faz com que os investigadores se valham de procedimentos ocultos e de seguidos vazamentos de questões absolutamente irrelevantes, gastando tempo e recursos públicos do Estado. No dia 4 de março de 2016 Lula foi conduzido coercitivamente sem ter sido intimado, medida sem previsão na legislação brasileira, para depor no aeroporto de Congonhas. Perguntado sobre o nome de Paulo Gordilho, entre muitos outros nomes, respondeu “por nome, não”. O ex-presidente não é obrigado a recordar o nome de todas as pessoas que já tiraram foto com ele”, disse em nota o advogado Cristiano Zanin Martins.

A nota afirma que uma investigação sobre o Edifício Solaris foi concluída “sem identificar um apartamento pertencente a Lula naquele empreendimento”. (Deu no Estadão e em O Globo) - A manchete e as imagens não fazem parte do texto original - 


FOTO MOSTRA GORDILHO e LULA
"REUNIDOS" NO BAR DO SÍTIO DE
ATIBAIA 

Nenhum comentário: