sábado, 25 de setembro de 2010

A CASA CIVIL VIROU UM COVIL DA BANDIDAGEM QUE CONTAGIOU PORTA A PORTA, SALA A SALA DO PALÁCIO DO PLANALTO. TÁ TUDO DOMINADO!!!


"A CASA CIVIL VIROU UMA ROUBALHEIRA", DIZ MAIS UMA DENÚNCIA DA VEJA.

Personagem-chave na central de corrupção da Casa Civil, o ex-diretor dos Correios Marco Antônio de Oliveira admite que cabia a ele prospectar clientes para o esquema e que ‘era tudo uma roubalheira”. Para receber propina, ele indicava contas secretas do genro em Hong Kong

Diego Escosteguy e Rodrigo Rangel

Olhando nervosamente para os lados, Marco Antônio de Oliveira, ex-diretor dos Correios e discreto lobista do grupo que tomou de assalto a Presidência da República, inclina-se na cadeira, aproxima-se do interlocutor e sentencia a meia voz: “A Casa Civil virou uma roubalheira”. Marco Antônio é tio de Vinícius Castro, o ex-assessor da Casa Civil que, ao encontrar 200 mil reais em propina em sua gaveta na Presidência, exclamou: “Caraca! Que dinheiro é esse?”. Embora desconhecido do grande público, trata-se de um personagem influente no governo Lula. Já foi diretor da Infraero no primeiro mandato do petista, quando a estatal reluzia no noticiário policial, e, desde 2008, ocupava a estratégica Diretoria de Operações dos Correios. Em ambos os cargos, sempre conviveu com acusações de malfeitorias. A relativa má fama nunca foi obstáculo para que ele mantivesse uma inexplicável proximidade com a cúpula do governo Lula – proximidade que se revelava em conversas freqüentes com próceres da administração petista, como o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.Também eram recorrentes os encontros no apartamento funcional de Erenice Guerra, ex-ministra da Casa Civil, quando ela era braço-direito da candidata petista Dilma Rousseff.

Marco Antônio, o tio, e Vinícius Castro, o sobrinho, integram, numa rentável associação com outra família, a Guerra, a turma que, até recentemente, fazia e acontecia na Casa Civil. Conforme revelou VEJA em suas duas últimas edições, esse grupo – cujo poder de barganha provinha da força política da agora ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra e de sua ex-chefe, Dilma Rousseff – montou uma central de negócios dentro do Palácio do Planalto, com atuação conhecida nos Correios, no BNDES, na ANAC, na Anatel e na Infraero.
Participavam também Israel Guerra, um dos filhos da ex-ministra, familiares dela e Stevan Knezevic, outro assessor da Casa Civil. Todos caíram – ou quase todos. Marcelo Moreto, um soldado-raso da turma, continua com um carguinho na Presidência. “Essa roubalheira levou minha família à ruína”, admite Marco Antônio, em conversas gravadas com a reportagem no Rio de Janeiro e em Brasília. O lobista Marco Antônio, como se nota, é um homem amargurado, disposto, talvez, a usar as informações que dispõe para se vingar das tais pessoas que levaram sua família à ruína. Ele guarda muitos segredos -- alguns já revelados e confirmados pelos fatos, como a participação da ex-ministra Erenice Guerra e seu filho em achaques a empresários que pretendiam ganhar contratos no governo.

Marco Antônio também é um personagem-chave para esclarecer uma grande interrogação que ainda existe desde o início do escândalo: a suspeita de que os dividendos resultantes das traficâncias da Casa Civil também abasteciam o caixa da campanha do PT. Todos os episódios de lobby conhecidos até o momento tiveram o ex-diretor dos Correios, um confesso “prospectador de clientes”, como facilitador. Em todos eles também surgiram versões segundo as quais parte do dinheiro captado pela família Guerra e seus sócios serviria ora para saldar “compromissos políticos”, ora “para a campanha de Dilma Rousseff”. Ao menos foi isso o que afirmaram os empresários Fábio Baracat e Rubnei Quícoli. Baracat, em entrevista a VEJA e em depoimento à Polícia Federal na última quinta-feira, contou que pagou propina ao grupo para resolver pendências da MTA Linhas Aéreas junto a ANAC e a Infraero – e também para conseguir mais contratos dessa empresa com os Correios, sempre sob os cuidados da diretoria comandada precisamente por Marco Antônio.

Quícoli, por sua vez, ainda vai depor. Sua história embute uma acusação extremamente grave. Ele agia em favor da empresa ERDB, que contratou o grupo da Casa Civil para tentar obter um financiamento no BNDES. Na semana passada, em entrevista a VEJA, Quícoli voltou a acusar Erenice, seu filho e o lobista Marco Antônio de exigirem 5 milhões de reais para a campanha presidencial de Dilma Rousseff e de Hélio Costa, candidato do PMDB ao governo de Minas Gerais. Na semana passada, VEJA investigou as circunstâncias dessas tratativas – e descobriu que elas não se restringiram a um simples, isolado e despretensioso pedido de doação para campanha. Em entrevistas gravadas com os principais personagens desse episódio, a reportagem confirmou que houve reuniões sigilosas entre as partes envolvidas, viagens internacionais para tratar dos acertos e até mesmo trocas de emails com detalhes financeiros da negociata. Ou seja: foram cumpridas todas as etapas comuns a esse tipo de negociata.

O caso começa em outubro do ano passado, quando o lobista Rubnei Quícoli aproximou-se da turma de Erenice Guerra, em busca do “apoio político” para assegurar a liberação de um empréstimo no BNDES. Marco Antônio confirmou a aproximação. Após as primeiras conversas, conta Quícoli, surgiu a fatura. As duas famílias exigiam o pagamento de 40. 000 mensais, uma taxa de sucesso e, de quebra, o tal bônus antecipado de 5 milhões de reais: “O Marco Antônio disse que tinha que entregar o dinheiro na mão da Erenice, pois ela precisava pagar umas contas da Dilma e também pretendia também ajudar o Hélio Costa”. Quícoli afirma que Marco Antonio não precisou que espécie de “contas” Dilma precisaria quitar. Naquele momento, em meados de maio deste ano, as negociações emperraram, em razão de divergências quanto ao modo de pagamento dos 5 milhões. Primeiro, os lobistas queriam receber em dinheiro vivo – ou na conta da empresa Sinergy no Banco do Brasil. A Sinergy é uma das engrenagens financeiras da turma. Está em nome de um primo de Marco Antônio.

Temeroso de que um depósito numa pequena firma de consultoria fosse chamar demasiada atenção, Quícoli pediu uma alternativa. Marco Antonio ofereceu uma opção mais discreta: a propina deveria ser depositada diretamente em contas no exterior – e indicou duas em Hong Kong, ambas pertencentes ao empresário Roberto Ribeiro. Dono de uma locadora de carros e de uma fábrica de cigarros, Roberto Ribeiro é genro do lobista Marco Antônio e mora em Miami, nos Estados Unidos. Para convencer Quícoli de que a transação era segura, Marco Antônio fez o genro vir ao Brasil. Os três reuniram-se no hotel Intercontinental da Alameda Santos, em São Paulo, na tarde do último dia 12 de junho, um sábado. Em uma hora e meia de negociação, Marco Antônio e o genro acalmaram Quícoli: “Eles tentaram me convencer de que não haveria problema em usar aquelas contas”. Procurado por VEJA, o empresário Roberto Ribeiro confirmou que veio ao Brasil e se encontrou no hotel com o sogro e o lobista Quícoli. Mas apresentou uma versão para lá de estranha: “Quícoli me foi apresentado pelo Marco Antonio. Ele disse que Quícoli possuía dinheiro no exterior e poderia investir nas minhas empresas. Nada se falou sobre dinheiro de campanha”. E por que diabos ele enviara os dados das contas antes mesmo do encontro? “Quícoli disse que tinha dinheiro em contas na Ásia, e que precisava me pagar por lá. As contas pertencem a parceiros comerciais meus”.

Fica evidente, portanto, que alguém está mentindo. Ou as contas seriam efetivamente o canal para o pagamento da propina, como acusa o lobista Quícoli, ou serviriam para uma transação sem qualquer nexo financeiro. Todas as evidências convergem para a primeira alternativa. O pagamento, aparentemente, acabou não sendo feito – e ninguém apresenta explicações razoáveis para isso. Quícoli se limita a afirmar que “não quis pagar propina”, mas assegura: “Marco Antônio disse que era só depositar o dinheiro que tudo daria certo”. Marco Antônio, é claro, diz que nem cobrou. Ao fim, seria mais um caso de negociata que não deu certo? É cedo para saber. Quícoli está longe de ser um sujeito probo – já foi condenado por receptação de moeda falsa e por ocultar carga roubada. Todos os elementos que ele apresentou até o momento, porém, confirmaram-se. Frise-se também que ainda não se sabe se o lobista Marco Antônio usava o nome de Dilma e de Erenice com o consentimento delas. Ambas negam. Reconheça-se que existe a hipótese de que ele tenha vendido o nome delas para fazer negócios próprios. Caberá às autoridades averiguar isso.

É inegável, contudo, que o ex-diretor dos Correios detinha estatura política e proximidade com o governo para fazer esse tipo de pedido heterodoxo sem se passar por louco. Além dos importantes cargos que ocupou, Marco Antônio era de tal modo próximo à Presidência que, logo após deixar os Correios, em maio deste ano, foi levado pelo ministro Paulo Bernardo ao Palácio da Alvorada, para conversar com o presidente Lula. No encontro, segundo Marco Antônio, Lula discutiu a possibilidade de que o leal funcionário viesse a ocupar a presidência da Infraero num possível governo Dilma. A candidata, aliás, pediu a ele que, informalmente, fizesse estudos para acompanhar a viabilidade do projeto do trem-bala. Erenice é amiga da esposa do ex-diretor, a ponto de visitá-la frequentemente. À PF, Marco Antonio também pode fornecer preciosas pistas sobre a compra do remédio Tamiflu. Conforme revelou VEJA na semana passada, Vinícius Castro admitiu ter recebido 200 mil reais de propina, dentro da Presidência, em razão dos contratos fechados pelo governo sem licitação com o laboratório Roche, que fabrica o remédio. Vinícius narrou ao tio que a malfeitoria estava na quantidade de Tamiflu que o governo adquiriu. Diz Marco Antônio: “Compraram Tamiflu demais. Ninguém compra milhões em remédio sem contrapartida. Houve rolo. O Vinícius me contou: ‘Eu vi ‘A’ recebendo, ‘B’ recebendo, ‘C’ recebendo”. Ele viu a distribuição, um entregando envelope para o outro”.

Para quem ainda se assombra com desfaçatez, o ex-diretor dos Correios explica o sentido do ato: “É preciso entender como funciona corrupção em repartição pública. Se o camarada que está perto de você recebe, você tem que receber também. Essa é a regra”. Segundo o tio, Vinícius cedeu gostosamente à chantagem, embora tenha manifestado alguma preocupação. “Uma vez o Vinícius veio me pedir conselhos, temendo que a compra do Tamiflu desse problema. Descobri depois que esse dinheiro do Tamiflu foi operado pelo marido da Erenice (o engenheiro José Roberto Camargo Campos). Lá atrás eu alertei o Vinícius que esse Tamiflu iria dar m... Disse a ele: ‘É melhor você sair desse assunto’”, afirma o ex-diretor. Na semana passada, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, indicado pelo PMDB, negou saber de qualquer irregularidade, cuja possibilidade de ocorrer, segundo ele, seria nula, pois o Tamiflu é o único medicamento disponível no mundo para o tratamento da gripe suína. Sendo assim, não haveria brechas para interessados em fazer lobby. A compra se daria de qualquer maneira. Caberá ao lobista Marco Antonio esclarecer os limites do que qualifica de “roubalheira”, seja a da Casa Civil, a da família Guerra ou algum elo comum entre elas

14 comentários:

Anônimo disse...

Pinheiro.
Acho que de onde para hoje você atingiu quase 2000 acessos. Parabéns! Tá bombando legal!

Anônimo disse...

Não deixem de participar da enquete no site www.meuararipe.blogspot.com

Anônimo disse...

Participem da enquete no site www.inquiete.com.br
O Serra vem disparado em primeiro, Marina em segundo e em terceiro a Dilma ex-terrorista.

Anônimo disse...

O blog do coronel é força total contra essa sujeira que está aí:
http://coturnonoturno.blogspot.com

Anônimo disse...

Se mais pessoas públicas tivessem a coragem de Carlos Vereza, talvez não estivessivamos vivenciando os descalabros do governo Lula e PT.

www.carlosverezablog.blogspot.com

Nikacio Lemos Bitencult disse...

Recadinho para UNE
Sou universitário, e Jovem como a maioria de vocês integrantes da UNE.
Até ai muito temos em comum, mas nada em comum temos na conotação política e social.
Sempre fui Fã incondicional da UNE, e por muitas vezes a citava como grande exemplo de união e imparcialidade na busca do melhor de seus ideais e dos ideais para o Brasil.
Infelizmente, hoje estamos vendo uma UNE comprometida com o governo Lula, onde o Governo Lula de forma sábia financia (Compra) a UNE para fazer com que esta instituição estudantil não se manifeste contra este governo Corrupto.
Lamentável!!!!
Que hoje estejamos vendo uma instituição que muito nos orgulhou sendo amordaçada por este governo.
Fiquei também muito surpreso por saber que foi fácil e barato imobilizar qualquer movimento da UNE contra o Governo Lula.
Hoje não usamos + a UNE como exemplo algum, porque esta instituição estar falida moralmente e sua voz não tem + força, presença e contundência para falar sobre moralidade na Política nacional.
UNE é hoje uma instituição comprometida e parcial em suas opiniões a favor deste governo corrupto porque suas palavras têm limites e amordaça.
Nós estamos em buscar de uma nova UNE, ou Melhor, não terá o nome UNE claro que não porque UNE só existe uma , até porque UNE não é +exemplo de imparcialidade , seriedade e lula pela verdade , teremos uma união de jovens e estudantes que já + irá se comprometer com governo algum ,político algum .
Nossa União fará o que a UNE fazia há seis anos, aquela UNE era nosso orgulho porque criticava qualquer governo sem medo de ser feliz.
Seremos assim, iremos criticar quando for para criticar, iremos elogiar quando for para elogiar, e iremos para ruas com as caras pintadas quando for para ir às ruas.
Mas tudo será sem compromisso algum com governo nenhum , não seremos vendáveis .
Caros amigos da UNE, tenho que admitir, o Governo Lula foi inteligente porque soube de forma barata AMORDAÇAR vocês com muita facilidade.
Quero ressaltar que não sou partidário a ninguém e muito menos a político algum.
Não como, não bebo, e não durmo as custas de político e muito menos de governo nenhum.
Tenho orgulho de dizer que não devo favores a político, partido e governo nenhum!!!
Minha única obrigação é ser um cidadão cumpridor de meus deveres com a lei e a sociedade, trabalhar para um país melhor e para o meu e bem estar de minha família.
Este é o meu compromisso e desejar um Brasil mais justo para todos .
Cordialmente,
Nikacio Lemos
23 anos, universitário
P.S. Tenho o Maior Orgulho de dizer que não votei nesse demagogo, mentiroso e corrupto do Presidente Lula .

Nikacio Lemos Bitencult disse...

UM PESO, DUAS MEDIDAS!!!
Os Mesmos Caras Pintadas (UNE) que já + saíram nas ruas para protestar contra o Mensalão do PT e das contínuas denuncias de Corrupção do governo Lula .
Foram eficientes para protestar nas ruas no caso do Mensalão do DEM que foi de proporções bem menores, embora corrupção também e merece ser punido, os Caras pintadas da UNE chegaram até a dormir dentro do palácio do Governo para exigir punição para os culpados do governo de Brasiléia(DEM)
A diferença de quem Financia (Suborna) UNE para amordaçá-los (Governo Lula)

Nikacio lemos
23 anos

Nikacio Lemos Bitencult disse...

NO GOVERNO LULA É ASSIM:SE GRITAR PEGA LADRÃO, NÃO FICA UM MEU IRMÃO !!!
kkkkkkkkkkkkkk

Será que somos obrigados a ficar descobrindo CORRUPTOS E CORRUPÇÃO no governo Lula até o ultima dia de seu mandato ?
E ele continuando a dizer Não sei de nada, Não vi nada , não sei quem foi ? .
No primeiro mandato foi assim, no segundo continua essa bandidagem corrupta.
Aliás, falando em bandido, por onde andas o tal Vavá (Irmão de Lula) que foi denunciado pela Policia Federal por trafico de influencia e Corrupção no governo Lula?

Sugestão para Imprensa: Criem uma página nas noticias só para falar da corrupção do governo Lula, a outra página fica para as noticias comuns .
kkkkkkkkkkkkk

Putz, nunca antes na história desse país tivemos um governo tão CORRUPTO como esse governo Lula .
kkkkkkkkkkkkkk
Nota-se que os morta fome dos comunistas do PT estavam mesmo obcecados para entrar no poder e com isso roubar , roubar, roubar, e ainda colocar tia, tio, irmã, irmão, pai, mãe vizinho e por ai vai para participarem do rouba, rouba Brasil .
kkkkkkkkk

PT, ISSO NÃO É UM PARTIDO, É UMA QUADRILHA!!
Kkkkkkkkkk

Nikacio lemos
23 anos

Nikacio Lemos Bitencult disse...

VAVÁ, O IRMAOZINHO DE LULA QUE FOI DENUNCIADO PELA POLICIA FEDERAL POR TRAFICO DE INFLUENCIA E CORRUPÇÃO.

ONDE ESTAR ESSE CONRRUPTO !?

POR ONDE ANDAS !?
Dizem que esse tal de Vavá (Irmão de Lula) estar empregado em uma estatal com salário superior a R$ 33.000,00 .
Precisamos buscar informações e saber por onde anda este outro corrupto da família Lula.
Vamos imprensa, investiguem sobre esse tal Vavá, com certeza deve estar metido em algum outro podre do governo Lula .
Nikacio Lemos
23 anos

Nikacio Lemos Bitencult disse...

O QUE SERIA DOS BARES DO BRASIL SEM A RENDINHA DO BOLSA ESMOLA ?

Bolsa esmola, garante todos os meses a cachacinha de muitos miseráveis que são dependentes do Bolsa esmola e são proibidos de trabalharem caso queiram continuar sendo dependentes deste governo corrupto e oportunista.
Bolsa esmola nada + é que um programa social injusto para com quem de fato trabalha em pró do Brasil e paga impostos neste País.
Somos obrigados a pagar cachacinhas e talvez até drogas para quem não trabalha e nada produz em pró do País .
O pior deste programa social injusto para com o trabalhador de verdade, é que ele é contínuo, tirando do bolso de quem realmente trabalha .
Se o Bolsa esmola do governo Lula fosse um programa social justo para com os que trabalham, teria um prazo determinado tipo 6 Meses .
O seguro desemprego tem prazo determinado.
Porque o Bolsa Esmola Não ?
Mas Como se trata de um programa para promover a dependência dos Miseráveis junto ao governo Lula , vai garantindo assim o Voto de Cabresto .
Depois que um analfabeto chegou a presidência, não duvido de +nada!
Depois que o Nosso presidente se acovardou diante da Bolívia deixando o Índio tomar na força e no grito a Petrobrás, Não duvido de +nada!
Depois que Lula rasgou contratos que garantia a soberania do Brasil junto aos vizinhos para favorecê-los, não duvido de + nada!
Depois que Lula Alterou contrato do caso Itaipu para Favorecer Paraguai, não duvido de + nada!

Graças aos miseráveis desinformados desse País que são milhões , é que caminhamos para nos transformamos em uma Venezuela ou Cuba .
Esses miseráveis que se contentam com tão pouco abrindo mão de exigir saúde, Educação e segurança Pública de qualidade é que alimentam a esperança desse demagogo e oportunista do Lula e sua gang do PT de se perpetuarem no poder.
Mas saibam de uma coisa, o Pau quebra no lado + fraco, e vocês (População em Maioria de Miseráveis) que garantem a idealização do Sonho de Lula, serão os primeiros a sofrerem com as seqüências quando tudo for por água abaixo.
Podem apostar, a mascara desse demagogo, mentiroso e corrupto do Lula vai cair e quando cair vocês que o ajudaram a sonhar para atender os sonhos(Egocêntricos) de Lula vão ser os primeiros atingidos.

Fui..
Nikacio lemos
23 anos

Nikacio Lemos Bitencult disse...

Prezado Chumbo Grosso, gostei de seu Blog, mas tenho uma observação a fazer :

PORUQE VOCÊ APARECE NO SEU BLOG COM UMA CAMISA ONDE TEM A IMAGEM DE Che Guevara ?
Pergunto: O que esse Argentino fez de relevante em pró da America latina?
Ou melhor, em Pró do Brasil ?

Pelo que sei esse revolucionário traiu sua própria ideologia e amigos e nada fez em pró do Brasil.
Porque os Brasileiros endeusa esse bandido ?
Porque nós Brasileiros temos que homenageá-lo ou levantar bandeiras em seu nome(Che Guevara) como se ele fosse algum herói ou algum salvador ?

Desculpe amigo, Mas a verdadeiro historia desse revolucionário se assemelha ao do próprio PT .

Abraços,
Nikacio Lemos
23 anos

Anônimo disse...

geretatiedOLÁ CHUMBO GROSSO.

NÃO SÓ À CASA COVIL COMO AS DUAS CASAS DE LEIS MAIS A CASA DE TOGA E MAIS ESSE POVINHO DE MERDA QUE VOTA NA QUADRILHA.

ABS DO BETOCRITICA.

BLOG CHUMBO GROSSO disse...

Prezado Nicácio Lemos,

Sou guevarista por uma única razão: o seu caráter. Na minha opinião em termos de ética, moralidade e coerência ele foi o homem mais completo do século XX.
Saudações Guevarista,

Altamir Pinheiro - Garanhuns - PE.

Anônimo disse...

Os aposentados, principalmente aqueles que contribuiram a vida toda pelo teto que é de dez salários mínimos e que hoje recebem menos de três salários mínimos da Previdência são os mais prejudicados pelo desgoverno Lula.
O pior presidente da história desse paiz.